segunda-feira, 26 de março de 2018

TECNOESTRESSE





O Tecnoestresse é um estado psicológico negativo relacionado com o uso de tecnologias de comunicação e informação (TIC) ou de ameaça de seu uso futuro. Esse fenômeno psicossocial é constituído de quatro dimensões: descrença, ansiedade, fadiga e ineficácia (CARLOTTO; CÂMARA, 2010).
O crescimento da busca pela internet nos últimos anos provocou diversas mudanças em nossa sociedade, seja do ponto de vista social, econômico ou político. Este novo cenário exige uma atualização profissional para melhorar a capacidade de trabalhar a comunicação em um contexto de maior colaboração, por meio das mídias sociais (ABRAPCORP, 2013).
As tecnologias da informação e comunicação, especialmente aquelas associadas à internet, as quais denominam-se de tecnologias digitais permitiram que a comunicação, a produção, disseminação e acesso ao conhecimento, fossem mais rápidas e dinâmicas(CERUTTI e GIRAFFA, 2014).
Fique atento como você incorpora as tecnologias digitaisno seu cotidiano e na sua vida prática,vale a pena analisar comoisso interfere na sua saúde. Pense sobre quanto tempo você fica em atividades nas tecnologias digitais (tempo de trabalho, número de pessoas que contata diariamente e quantidade de horas de uso de tecnologias) e o quanto isso afeta sua saúde de acordo com a Organização Mundial de Saúde-OMS (estado de bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença).

BIBLIOGRAFIA
ABRAPCORP 2013: teorias e métodos de pesquisa em comunicação organizacional e relações públicas: entre a tradição e a inovação [recurso eletrônico] / org. Ana Lúcia Novelli, Cláudia Peixoto de Moura, João José Azevedo Curvello. Dados eletrônicos. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. 1110 p.
CARLOTTO, M. S.; CÂMARA, S. G.O Tecnoestresse em trabalhadores que atuam com tecnologia de informação e comunicação. Psicologia, Ciência e Profissão. v.30, n.2, p. 308-317, 2010
CERUTTI, E.; GIRAFFA, L. M. M. Docência e Cibercultura: mitos e possibilidades relacionados às tecnologias digitais. Didática e Prática de Ensino na relação com a Escola- EdUECE, 2014.