quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fisioterapia e Saúde do Trabalhador

Manter qualidade no ambiente de trabalho é um grande desafio nos dias atuais. A Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que 2,4% dos entrevistados referiram diagnóstico médico de LER/DORT. Considerando 146,3 milhões de pessoas com mais de 18 anos representado pela pesquisa, estima-se que cerca de 3,5 milhões de pessoas têm ou já tiveram distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), o que gera um grande prejuízo para as empresas devido a grande quantidade de funcionários afastados. A fisioterapia vem exercendo papel fundamental no âmbito de trabalho, tendo como objetivos avaliar, prevenir e ao mesmo tempo tratar lesões decorrentes de funções repetitivas. Biomecânica, ergonomia, atividades físicas laborais e desconfortos físicos são aspectos trabalhados pelo fisioterapeuta. Adaptar o ambiente de trabalho às necessidades de cada indivíduo é um aspecto importante, também que cada um conheça sua postura corporal adequada e realize as atividades que beneficiaram o seu dia-a-dia no trabalho. Deve-se lembrar que é necessário que haja colaboração dos funcionários para que os objetivos traçados sejam alcançados.

REFERÊNCIAS:

Ministério do trabalho e previdência social – FUNDACENTRO. Disponível em:<http://www.fundacentro.gov.br/noticias/detalhe-da-noticia/2015/2/casos-de-lerdort-ainda-preocupam>. Acesso em: 26 mai. 2016. 

Fisioterapia Manual. Disponível em:<http://fisioterapiamanual.com.br/blog/areas-da-fisioterapia/fisioterapia-do-trabalho-1/>. Acesso em: 26 mai. 2016.