quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Fascite ou Fasciíte plantar


Numa linguagem mais simples, pode-se definir a fáscia plantar com uma faixa rígida de tecido localizada na planta do pé, que tem como principal função proporcionar absorção de choques e impactos além de ajudar durante a caminhada, como se fosse um amortecedor. A inflamação dessa faixa é denominada de fascite ou fasciíte plantar em que a causa ainda é desconhecida ou inexata. A fasciíte plantar é mais comum em pessoas com sobrepeso, atletas e pessoas que realizam atividades de alto impacto nos pés e que usam calçados inadequados. Os indivíduos geralmente sentem dor ao caminhar, no período da manhã ou após ficar um longo tempo sem colocar os pés no chão. O tratamento é baseado em fisioterapia, antinflamatórios (indicados pelo médico) e mudanças nos hábitos de vida O tratamento conservador, ou seja, não-cirúrgico apresenta bons resultados em cerca de 90% dos casos (FERREIRA, 2014). A indicação do tratamento cirúrgico é realizada pelo médico ortopedista, após uma avaliação física minuciosa e por meio de exames específicos, quando o tratamento conservador não tem um resultado satisfatório no período de 6 meses.
Uma sugestão é seguir uma programação, conforme o Manual de Exercícios e Orientações para Pacientes com Fasciíte Plantar (SILVA, PONTIN, COSTA, 2014), disponibilizado no blog Trabalhando Bem.
Evite a automedicação!
Para a elaboração deste texto foram consultados os artigos abaixo.


ERREIRA, R. C. Revista Artigo de Atualização: Talalgias: fascite plantar. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 49, n.3, p 213-217, 2014.
SILVA, R. H.; PONTIN, J. C. B.; CHAMLIAN, T. R. Elaboração de um manual de exercícios e orientações para pacientes com fascíite plantar. Acta Fisiátrica, v. 21, n. 2, p.75-79, 2014.

Deixe o seu comentário e opinião sobre a matéria, os comentários e opiniões serão de grande importância para nosso projeto.