A Tendinite é uma inflamação no tendão, estrutura que une o osso ao músculo. A inflamação é reconhecida devido ao edema (inchaço) e a dor no local, podendo ocorrer no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.
As causas da tendinite normalmente estão associadas aos fatores de risco, sendo eles: Falta de alongamento (sobrecarregando o músculo), postura inadequada (ombros anteriorizados), movimentos repetitivos (muito relacionado a digitação), idade, estresse, exercícios em excesso e doenças autoimunes.
Os sintomas mais comuns na tendinite são: Dor no local, dor que piora com o movimento, câimbras, diminuição de força, edema (inchaço), sensação de queimação e vermelhidão.
O tratamento da tendinite inclui utilização de gelo por 15 minutos para conter a inflamação e controle da dor, fisioterapia para analgesia (retirada da dor) utilizando os aparelhos como TENS, ultrassom terapêutico, entre outros (tratamento feito por um fisioterapeuta) e evitar o uso do membro (braço, ombro, tornozelo, etc) que apresenta a dor.
Sem o tratamento, a tendinite pode levar a maiores danos como a ruptura no tendão, que pode levar a realização de uma cirurgia para reparação. Lembrando que, o melhor tratamento é sempre o que modifica os fatores de risco, então é necessário que haja um cuidado ao realizar esforços repetitivos, manter uma boa postura, diminuir a carga de exercícios e evitar estresse.
Minha vida - Tendinite: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em:<http://www.minhavida.com.br/saude/temas/tendinite>. Acesso em: 27 set. 2016.
Fisioterapia Manual. Tendinite: Tratamento com fisioterapia. Disponível em:< http://fisioterapiamanual.com.br/…/tendinite-tratamento-fi…/>. Acesso em: 27 set. 2016.
Deixe o seu comentário e opinião sobre a matéria, os comentários e opiniões serão de grande importância para nosso projeto.